Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
21 de Abril de 2008

A Associação de Pais, Professores e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), aderente desde o início ao projecto educativo da Câmara Municipal de Évora “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, continua este ano lectivo a desenvolver uma actividade que iniciou em 2006/2007: contar contos a crianças de jardim de infância e escolas do concelho, tendo por base tapetes contadores de histórias, feitos pelos próprios utentes da APPACDM.

No próximo dia 23 de Abril esta instituição recebe nas suas instalações um grupo de crianças de um jardim de infância da cidade, mas, só neste ano lectivo, já foram mais de cinco os estabelecimentos de educação em que a APPACDM contou histórias com tapetes. Seis jovens, utentes desta instituição, participam nesta actividade, mas na construção dos tapetes estão envolvidos mais utentes. Até agora os tapetes feitos ilustram as histórias “O Nabo Gigante” e “Nunca se é pequeno para amar” e dentro em breve também o conhecido livro infantil “A Lagarta” terá um tapete pronto.

Após ter frequentado, no ano passado, uma das acção de formação sobre esta técnica, que a Câmara Municipal de Évora promoveu no âmbito do projecto “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, em colaboração com a Associação Trimagisto, a directora da APPACDM, Helena Palma, decidiu iniciar com os utentes da instituição a construção de tapetes e, de seguida, disponibilizou esta vertente lúdica e educativa a todas as escolas e jardim de infância do concelho. Os pedidos têm sido muitos e os resultados animadores, pelo que os contadores de histórias da APPACDM, mediante marcação prévia, recebem nas suas instalações ou dirigem-se a junto de qualquer outra instituição de ensino e educativa interessada.

O intercâmbio e a troca de experiências decorrente desta iniciativa da APPACDM, assim como de muitas outras, das restantes entidades participantes no projecto “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, representa, no entender da Autarquia, uma importante conquista para a consolidação da educação no concelho de Évora.

No presente ano lectivo, 2007/2008 o projecto “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, tem 46 instituições educativas e de ensino do concelho participantes e mantém como parceiros: a Associação dos Amigos da Ludoteca; a Biblioteca Pública de Évora; os departamentos de Pedagogia e Educação e de Linguística e Literatura da Universidade de Évora; e algumas livrarias da cidade.

publicado por EOL às 15:50
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
19
20
22
24
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO