Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
16 de Maio de 2008

 A Fundação Obras apresenta na Igreja dos Lóios, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da Casa Cadaval, um concerto intitulado “In Honorem Beatae Maria et Virginis”, com a interpretação de um coro internacional dirigido por Jeffrey Skidmore (Reino Unido), no próximo dia 17 de Maio, pelas 19 horas e com entrada gratuita.
O programa do concerto tem a forma de uma Véspera para uma Festa Mariana Ibérica do renascimento e compõe-se de obras religiosas dos Séc. XVI–XVIII, incluindo peças de compositores portugueses encontradas nos arquivos da Catedral da Cidade da Guatemala (Guatemala – América do Sul) e “Magnificat” para cinco vozes, de Frei Manuel Cardoso (1566 – 1650), Mestre de Capela da Catedral de Évora.
Estas festividades foram “exportadas” para a América Latina pelos missionários que seguiram os conquistadores portugueses e espanhóis para o “Novo Mundo”. A forte influência recíproca da música polifónica portuguesa e espanhola e da música “folclórica” dos povos indígenas resultou num “típico” universo sonoro, que será apresentado neste concerto. A intrigante mistura do folclore Latino-Americano, da nostalgia Gregoriana e da música sagrada da Península Ibérica chegarão, por certo, ao coração do ouvinte.

A Fundação Obras surgiu em 2003, e desde então promove as várias formas de arte e ciência, colocando a sua hospitalidade à disposição dos artistas e técnicos, que podem residir, por um determinado período, no seu espaço em Evoramonte, na Herdade da Marmeleira, para criarem os seus trabalhos. O contacto com a natureza circundante garante a inspiração necessária para os convidados desenvolverem os seus projectos. Sempre que é possível, os resultados dessas residências artísticas ou cientificas são dadas a conhecer à comunidade.

 

publicado por EOL às 21:00
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
31
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO