Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
08 de Outubro de 2008

A Câmara Municipal de Évora, acompanhada pelas entidades oficiais mais relacionadas com a Educação, efectuou esta manhã (dia 7) a colocação da 1ª pedra da obra do futuro Centro Escolar do Bacelo.

Uma obra da Câmara Municipal de Évora, de considerável significado na qualificação das novas gerações, cujo valor global ascende a mais de dois milhões de euros, e que vem permitir alargar a capacidade de oferta de ensino básico e de educação pré-escolar nesta zona da cidade, sendo o colmatar de uma necessidade premente apontada aquando da elaboração da Carta Educativa do Concelho de Évora.

Após uma breve apresentação do projecto de execução feita pelo seu responsável, o Arquitecto Vítor Nascimento, o Director Regional de Educação, José Verdasca, proferiu também algumas palavras para sublinhar a importância da criação deste Centro Escolar, considerando que ele vem “potenciar uma qualificação extraordinária das condições de ensino”.

Isto porque, explicou, “tratam-se de espaços que configuram uma ideia de qualidade enorme do ponto de vista dos equipamentos e espaços comuns, proporcionando refeições, acesso a bibliotecas, internet e a organização pedagógica em sede de turmas por ano de escolaridade, o que conduzirá a melhores resultados, a melhor aprendizagem, a maior igualização de oportunidades, mais justiça educativa e maior qualidade de vida”.

Realçou também o trabalho desenvolvido pela Câmara de Évora na área da Educação, felicitando-a por se ter associado a este conjunto de medidas de valorização educativa, apontando como um de vários exemplos disso a recente assinatura do contrato de execução relativo à transferência de novas competências.

“Transmito da parte do Senhor Secretário de Estado os agradecimentos e felicitações por aquilo que tem sido o trabalho do Município de Évora e de todos os seus directos responsáveis neste processo de valorização e de qualificação do Parque Escolar”, afirmou ainda o Director, José Verdasca, apresentando também suas felicitações pessoais pelo trabalho e agradecimentos em nome da Direcção Regional e do Ministério da Educação.

Um processo que, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, “tem sido liderado por duas grandes mulheres”, no primeiro mandato pela Vereadora da altura, Fernanda Ramos, hoje actual Governadora Civil, e no segundo e presente mandato pela Vereadora Filomena Araújo.

Recordou a carência das condições básicas de funcionamento em que se encontrava o Parque Escolar quando assumiu pela primeira vez a gestão camarária e o trabalho que gradualmente tem vindo a ser realizado desde então e no qual se investiu já significativamente, com impactos visíveis no aumento da qualidade e condições de ensino.

Agradeceu e expressou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelas chefias e técnicos camarários, reconhecendo ser um esforço a prosseguir e do qual é também exemplo a recente inauguração de mais três novos espaços de refeitório/polivalentes nas escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico dos bairros da Comenda, Chafariz d’ el Rei e Heróis do Ultramar, bem como o aumento do número de salas na Escola de S. Mamede, que veio resolver o problema do desdobramento escolar.

Finalizou fazendo votos para um novo encontro, a ter lugar em breve, numa cerimónia de idêntico teor a realizar na Freguesia dos Canaviais, onde será também construído um novo Centro Escolar, mostrando-se igualmente optimista quando à transferência das novas competências.

“Vamos ter mais trabalho, mais responsabilidades, mas estamos convencidos que somos capazes de fazer melhor e que vamos proporcionar melhores condições quer aos professores, quer aos alunos, quer aos pais, para que a escola deixe de ser um problema e passe a ser parte da solução dos problemas que o país tem”, considerou ainda o autarca eborense.
 

publicado por EOL às 09:41
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO