Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
06 de Outubro de 2008

A Câmara Municipal de Évora com o apoio de diversas entidades e a participação da população, assinalou o Dia Mundial do Animal no passado sábado, dia 4, com um conjunto de actividades pedagógicas e de lazer, cujo realce vai para a primeira edição do concurso “O Cão Fiel”, que juntou dezenas de participantes caninos dos mais diversos tamanhos e raças, acompanhados pelos seus donos, tornando a tarde muito animada e fazendo as delícias de miúdos e graúdos.

Logo pela manhã, as comemorações do Dia Mundial do Animal iniciaram-se com a realização de um seminário sobre o animal de companhia na cidade de Évora, cuja a abertura foi feita pela Vereadora Filomena Araújo, que realçou a importância do debate destas temáticas e das diversas comunicações, para que no futuro ocorra uma melhoria significativa da problemática ligada aos animais de companhia no Concelho.

Outros intervenientes foram, para além dos veterinários do Núcleo de Veterinária e Saúde Pública da Câmara Municipal de Évora (NVSP-CME), os professores da Universidade de Évora, Carlos Silva e Manuela Vilhena; a veterinária Mónica Albino, da Associação de Jovens Formadores do Alentejo (AJOFAL); a terapeuta ocupacional da Associação de Paralisia Cerebral de Évora e o capitão Manuel Jorge, da Brigada nº 3 da Guarda Nacional Republicana. A par disto, houve também ao longo da manhã jogos lúdico-pedagógicos para crianças sob a temática do animal de companhia, à entrada do Palácio.

Da parte da tarde, o espaço junto ao Mercado Municipal 1º de Maio foi o preferido da população que fez questão de assistir ao primeiro concurso “O Cão Fiel”, em que participaram quase três dezenas de cães e que gerou um clima de muito boa disposição e animado convívio entre todos.

Os cães, acompanhados à trela pelo seu respectivo dono, efectuaram um pequeno percurso, que incluiu sentar junto ao seu dono num banco de jardim, fazer um pequeno salto barreira, passar em zig-zag por entre alguns cones, e cumprimentar o júri. Os parâmetros de avaliação foram a simpatia, a obediência, a sociabilização, os cuidados de higiene e saúde e a ligação dono-cão.

Estiveram presentes 26 concorrentes caninos, das mais variadas raças e seus respectivos donos. O júri foi composto pelas médicas veterinárias: Professora Maria José Vila Viçosa (Universidade de Évora), Dra. Mónica Albino (AJOFAL) e Dra. Margarida Câmara ( NVSP-CME). O percurso da prova foi dirigido pela Dra. Leonor Quítalo (NVSP-CME).

O primeiro prémio foi atribuído ao Migas, de raça Labrador, pertencente a Sofia Piteira, o segundo prémio foi atribuído à Nina, de raça indeterminada, pertencente a João da Câmara Milheiro, recentemente adoptada no Canil Municipal e o terceiro prémio foi atribuído ao King, de raça Pastor Alemão, pertencente a Leonor Figo e David Palmeiro. Os três primeiros prémios receberam uma saca de ração de 20 quilogramas oferecida pelo patrocinador “Amigão”. Todos os participantes receberam amostras de ração, oferecidas pelo mesmo patrocinador.

Estas comemorações, contaram também com muito concorridos passeios a cavalo para os mais novos proporcionados pela Brigada nº 3 da GNR e encerraram com um espectáculo de marionetas pelo TRULÉ, de Manuel Costa Dias, onde uma significativa audiência admirou com visível entusiasmo a arte deste conhecido marionetista.

 

publicado por EOL às 10:05
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO