Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
06 de Fevereiro de 2009

No âmbito do mês do Porco
da Rota de Sabores Tradicionais


Alguns dos mais típicos quadros da vida rural alentejana, nomeadamente os ambientes tradicionais de uma matança do porco vão ser representados este sábado - dia 7 de Fevereiro -, na Praça do Giraldo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Évora.

Esta “peça” da vida no campo alentejano surge no âmbito da promoção da Rota de Sabores Tradicionais e que este mês é inteiramente dedicada aos pratos confeccionados a partir do porco. Para a autarquia, a representação destes ambientes surge como factor de promoção da gastronomia tradicional alentejana e como um recurso identitário da cidade e da região.

Destinado a todos aqueles que colocarem a praça de Giraldo no seu roteiro para este sábado, entre as 11h00 e as 16h00, esta iniciativa acaba por ter uma forte componente pedagógica, constituindo-se como uma autêntica “aula prática”, com uma “visita de estudo” a um Alentejo não muito distante, mas o suficientemente esquecido para não ser já uma referência de passado na memória colectiva da grande maioria dos habitantes.

Durante as cinco horas em que a vida rural “desce” à cidade, a Praça de Giraldo, a principal sala de visitas da cidade, irá ter à disposição de todos: uma mesa de degustação dos paladares da carne de porco, pão, azeitonas e queijos; banca de matança do porco com os utensílios tradicionais; mostra de artesanato (cortiça e olaria); recriação da tradicional Cocaria (conjunto de panelas de barro em lume de chão); mostra e degustação de azeite e vinho da talha (Adega da Ervideira).

Como complemento, a “banda sonora” deste quadro será interpretada pelos Almocreves (Amieira) e pelo Grupo Cantares de Évora, que trarão um repertório composto, naturalmente, pelo cante tradicional alentejano. Paralelamente, e como complemento das arcadas irão surgir figuras populares em trajes de trabalho e domingueiro e das artérias adjacentes dois “carros de canudo” e adereços etnográficos ligado ao mundo rural.

O dia do Porco é organizado pela Câmara Municipal de Évora, com o apoio do Turismo do Alentejo, ERT; Confraria da Moenga; Confraria dos Enófilos do Alentejo; Mercadus, Grupo Cantares de Évora; CEPAAL, Casa dos Almocreves; e família Lourenço (Vila Boím).

Nota: Para prova da sopa dos ganhões e do vinho da talha é necessário adquirir (a preço simbólico) no Posto de Turismo um pucarinho e uma tigela da Rota de Sabores Tradicionais.
 

publicado por EOL às 07:00
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO