Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
06 de Fevereiro de 2009

 

Este ano o Teatro Municipal Garcia de Resende volta a ser o palco de mais uma Temporada de Dança de Évora, organizada pela Câmara Municipal de Évora, e cabe à Companhia Nacional de Bailado as honras de abertura do programa, com uma actuação composta por 3 coreografias, que terá lugar no próximo Sábado (7 de Fevereiro) pelas 21:30.

As três coreografias de dança contemporânea propostas para este espectáculo pela Companhia Nacional de Bailado fazem parte da digressão nacional da companhia e são da responsabilidade de ilustres coreógrafos: a primeira tem como título “Isolda” e foi coreografada por Olga Roriz, com música de Richard Wagner; a segunda intitula-se “Lento para Quarteto de Cordas”, do coreógrafo Vasco Wellenkamp e música de Anton Webern; e a última trata-se de uma coreografia de Mauro Bigonzetti, intitula-se “Cantata”, com temas originais de um grupo de música tradicional do Sul da Itália chamado Gruppo Musicale Assurd.

A coreografia “Isolda”, de Olga Roriz, foi estreada em 1990 pelo extinto Ballet Gulbenkian e é estreada agora pela Companhia Nacional de Bailado, com figurinos de Vera Castro e desenho de Luz de Orlando Worm. Nas palavras de Olga Roriz, “tudo se passa entre o sonho e a morte. A recordação da dor e do prazer. A felicidade ébria da paixão. A não submissão. Balanço entre o prelúdio (premonição do futuro) e a morte (o fim)”.

Vasco Wellenkamp disse sobre “Lento para quarteto de Cordas” que “viver fisicamente a música pode ser a mais sublime das emoções. Foi o que procurámos movendo-nos dentro do seu canto e das imagens que a Dança nos ofereceu”.

Mauro Bigonzetti refere que “Cantata” é uma coreografia plena das cores vibrantes, típicas do Sul de Itália. Os gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza mediterrânica e selvagem. Uma dança instintiva e vigorosa explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas, ciúme.

O programa da Temporada de Dança de Évora, até ao momento, tem mais dois espectáculos agendados: dia 27 de Fevereiro com a Companhia Olga Roriz e dia 18 de Abril com o Kamu Suna Ballet Company.

Informações e reservas através do telefone 266 703 112.
 

publicado por EOL às 07:00
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO