Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
13 de Fevereiro de 2009

As jovens promessas do pentatlo nacional voltam a estar em acção, desta feita deslocando-se a Èvora no dia 15 de Fevereiro para a disputa da 2ª etapa do Circuito Nacional SuperJovem da modalidade, uma co-organização da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno e da Câmara Municpal de Évora.

Estima-se a presença de cerca de uma centena de atletas dos 6 aos 14 anos de idade em representação de 12 clubes nacionais.

A primeira disciplina da jornada será o Tiro, a realizar no Clube Futebol Eborense, uma prova de precisão com pistola de ar comprimido a 10 metros de distância de um alvo. Aprendizes, Benjamins e Infantis disparam com apoio da arma enquanto os Iniciados cumprem já o disparo em posição regulamentar. Os resultados obtidos são transformados numa pontuação de pentatlo de acordo com uma tabela própria.

De seguida os atletas são chamados a competir numa prova de Natação que decorrerá na Piscina do Aminata, em distâncias que variam de 25m a 100m consoante as categorias. Ao tempo obtido corresponde também uma pontuação de pentatlo que acumula com a pontuação registada na primeira prova.

Finalmente a terceira e última prova é a Corrida a realizar num circuito urbano em plena Praça do Giraldo. As distâncias variam entre os 500m para Aprendizes e Benjamins, os 1000m para Infantis e os 1500m para Iniciados respectivamente. Os atletas partem em grupo, em cada categoria, e o crono alcançado é mais uma vez passado para pontuação de pentatlo que irá somar aos dois registos anteriores.

Às classificações finais são atribuídos pontos para efeitos do Circuito Nacional que apura os vencedores da época SuperJovem 2007/2008.

Importa referir ainda que sobre estes escalões incide já um processo de selecção para participações internacionais em representação de Portugal, pelo que estas provas constituem momentos importantes de observação e aferição das qualidades dos nossos pentatletas do futuro.

A FPPM organizou entretanto no passado dia 30 de Janeiro uma acção de demonstração e experimentação PentaKid no Colégio Salesianos que teve a participação de centenas de jovens entusiasmados com as disciplinas de esgrima e tiro, prevendo-se assim já uma participação representativa de atletas eborenses nesta prova.

Recordamos que o Pentatlo Moderno é um desporto olímpico constituído por cinco modalidades: Tiro, Esgrima, Natação, Hipismo e Corrida, provas que se disputam todas no mesmo dia. Nos escalões jovens os atletas competem apenas no Tiro, Natação e Corrida.

O Pentatlo Moderno foi criado pelo Barão Pierre de Coubertin, o grande impulsionador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, com o especial objectivo de eleger o seu atleta mais completo.

Ao levar esta prova pela primeira vez a Évora, a FPPM continua a sua estratégia de descentralização em território nacional, estando previstas em continuidade um conjunto de iniciativas com o apoio da edilidade com vista ao desenvolvimento local deste eclético desporto.


Para mais informações consultar www.fppm.pt

 

publicado por EOL às 15:19
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO