Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
17 de Março de 2009

Esta informação chegou-me como noticia, mas tendo em conta a fonte, temos de olhar para ela como publicidade. Ainda assim, pareceu-me interessante partilhar o resultado do estudo enviado. Fico à espera do seu comentário.

 

 

Habitantes por automóvel

 Évora 2,5
Média Nacional 2,4
Lisboa 2,2
Porto 2,6
Mínimo (Faro) 2,1
Máximo (Açores) 3,1

 

 

 

O Observador Cetelem analisou os dados dos últimos anos no que se refere ao crescimento do parque automóvel de cada um dos distritos e constata que Évora apresenta uma média de 2,5 habitantes por automóvel, número que supera a média nacional, actualmente de 2,4 habitantes por automóvel. Desta forma, o estudo conclui que Évora possui uma densidade mais reduzida de automóveis em relação à média dos restantes distritos.

 

O crescimento do número de veículos ligeiros no parque automóvel em Évora é uma das conclusões do estudo automóvel realizado pelo Cetelem. Embora o crescimento não seja muito acentuado, o número de veículos ligeiros tem vindo a aumentar, estimando-se que existam cerca de 70.000 automóveis.

No panorama comercial, verifica-se que existe um maior número de estabelecimentos de venda de automóveis, cuja propriedade é representada por sociedades. Em contrapartida os estabelecimentos de reparação e manutenção automóvel são na sua maioria património de empresários de nome individual (73%).

No que se refere ao mercado de motociclos em Évora, poder-se-á dizer que se tem mantido estável, nos últimos anos. O mesmo não se aplica aos quadriciclos, que registaram um crescimento significativo (+133%) apesar de existirem apenas 29 estabelecimentos comerciais dedicados a estas vendas.

O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis e missões de prospecção e de marketing que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.

O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou, em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujo estudo sobre o consumo, distribuição e crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os agentes do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.
 

publicado por EOL às 12:51
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO