Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
26 de Maio de 2009

Um numeroso grupo de investigadores participantes no “XI Colóquio de Arte Romano Provincial”, que decorreu em Mérida de 18 a 21 de Maio, fizeram questão de visitar Évora no passado dia 23, tendo sido recebidos nos Paços do Concelho.

O Chefe da Divisão dos Assuntos Culturais, Rui Arimatéia, deu as boas vindas aos participantes em representação do Presidente da autarquia que por motivos de agenda não pode estar presente.

Na sua intervenção, Rui Arimateia falou em traços breves da significativa importância de Évora em termos históricos, cidade romana que teve o nome dado por Júlio César de “Ebora Liberalitas Júlia” e que ainda hoje guarda importantes vestígios desse passado, além das marcas deixadas também por outros povos como os godos, lusitanos, árabes, judeus e cristãos.

“Deviam poder ficar mais tempo para compreender a própria poesia das pedras”, considerou Rui Arimateia, deixando também o convite para que voltem de novo a Évora, nomeadamente para visitarem o Museu cuja reabertura está prevista para o início deste Verão após ter sido alvo de uma requalificação profunda.

Agradeceu também ao Museu Nacional Romano de Mérida e ao seu Director por terem trazido a Évora tão grande número de especialistas de arte romana.

Em nome dos organizadores do Colóquio, o Museu Nacional de Arte Romano de Mérida e o Instituto Catalão de Arqueologia Clássica, interveio também Trinidad Nogales e Isabel Rodá, respectivamente, para agradecerem a recepção e hospitalidade eborense, salientando também a importante colecção de peças existente no Museu de Évora, fazendo inclusive alusão a uma estátua romana que é considerada uma das melhores esculturas da Península Ibérica.
 
publicado por EOL às 07:00
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
17
25
28
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO