Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
10 de Julho de 2009

A Praça do Giraldo vai ser o palco da realização da 1ª edição do Festival Europeu Músicas do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de Julho, pelas 21 horas, que trará a Évora música tradicional da Espanha, Itália, Bulgária, Malta e Portugal.

O Festival é uma actividade que integra o projecto Oralidades, que é o resultado de uma candidatura aprovada pelo Programa Cultura 2007-2013, da Education, Audiovisual & Culture Executive Agency. O projecto foi criado por uma rede de cidades Europeias, mais concretamente, Birgu (Malta), Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália) e Sliven (Bulgária) que, na sua maioria, são cidades que integram a rede AVEC, na qual já desenvolvem acções de cooperação cultural.

O Festival decorre três noites, nas quais será interpretada música tradicional de países da Europa do Sul e do Mediterrâneo. Dia 10 de Julho, sexta-feira, actuam a Banda Filarmónica da Casa do Povo de N.ª Sra. de Machede, e o grupo Saca Sons de Idanha-a-Nova, Ruth Sammut Casingena de Birgu e os Canterini de Ravenna. No dia 11 de Julho, Sábado, actua a Banda Filarmónica "24 de Junho" de São Miguel de Machede, Os Tocadores de Mértola, e os Coanhadeira de Ourense. O Festival encerra dia 12 de Julho, e tem a intervenção da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, os Sons do Vagar de Évora e do “Folklore Song and Dance Ensemble” de Sliven.

O projecto Oralidades tem uma execução de três anos e tem como objectivo promover a circulação transnacional de operadores, agentes culturais e grupos musicais e a cooperação e intercâmbio de experiências. Visa, também, encontrar pontos comuns e afinidades que aprofundem o diálogo intercultural e contribuir para a criação de uma cidadania europeia.

Em campo, o projecto irá promover circuitos e festivais de música tradicional e música popular, circuitos e festivais de música antiga e da renascença, e a recolha e promoção da tradição oral, através da criação de Centro de Recursos da Tradição Oral.

O projecto terá como resultado um conjunto de produtos finais, como a edição de CD’s com música dos grupos participantes, uma Maleta Pedagógica da Tradição Oral, a edição de uma Antologia de Contos Populares das Cidades da parceria e o centro de Recursos da Tradição Oral que, no seu conjunto, pretendem ser um valor acrescentado para a cooperação intercultural europeia.

publicado por EOL às 09:40
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO