Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
20 de Janeiro de 2010

Para a Câmara de Reguengos é maravilha da natureza.

Dois anos após a vila medieval de Monsaraz ter sido um dos 21 monumentos finalistas na eleição das 7 Maravilhas de Portugal, o Município de Reguengos de Monsaraz candidatou o Grande Lago de Alqueva e o Olival da Pêga às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O Grande Lago de Alqueva concorre na categoria Zonas Aquáticas Não Marinhas e o Olival da Pêga na categoria Florestas e Matas.

O Grande Lago de Alqueva é o maior lago artificial da Europa, com 83 km de comprimento ao longo dos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Moura, Mourão, Portel e Alandroal. O espelho de água ocupa uma área de 250 km2 e tem 1.160 km de margens.

O Olival da Pêga é um olival milenar de origem romana constituído por um número considerável de oliveiras que se distinguem pela idade, pela imponência e pela raridade do seu porte. Localizado nas imediações da vila medieval de Monsaraz, o Olival da Pêga é um dos mais importantes patrimónios histórico-agricolas do concelho de Reguengos de Monsaraz.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “candidatar o Grande Lago de Alqueva e o Olival da Pêga às 7 Maravilhas Naturais de Portugal representa a aposta da autarquia na valorização e promoção do património do concelho. O Grande Lago é o maior lago artificial da Europa, mas é também um lugar impar em termos de beleza paisagística que cativa cada vez mais turistas para esta região”, acrescentou.

O autarca refere ainda que “a aposta na candidatura do Olival da Pêga vem na sequência do sucesso obtido pela vila medieval de Monsaraz na eleição das 7 Maravilhas de Portugal e que demonstra a grandeza do património que os nossos antepassados deixaram no concelho. O Olival da Pêga é igualmente um património com um valor incalculável e as suas oliveiras milenares atestam a importância que estas árvores sempre tiveram para os povos
 

publicado por EOL às 07:00
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
17
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO