Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
17 de Março de 2010

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, já se inscreveu como voluntário no Projecto Limpar Portugal (PLP), e no próximo dia 20 de Março será um dos milhares de cidadãos que irá participar nesta iniciativa da sociedade civil, que tem como objectivo remover todos os resíduos florestais num único dia.

“O Projecto Limpar Portugal espera contar com a participação de todos os cidadãos que, num espírito de voluntariado, podem contribuir para a limpeza do “seu” concelho, pelo que os autarcas têm, naturalmente, de dar o exemplo”, refere.

Entretanto, esta quinta-feira, dia 11 de Março, Guida, a mascote da Campanha “Évora Mais Ambiente”, da responsabilidade da edilidade eborense, vai estar na Praça de Giraldo, entre as 12h00 e as 14h00, a distribuir documentação afecta à iniciativa, juntamente com elementos do grupo PLP – Évora.

Todos os interessados em participar devem registar-se através do site www.limparportugal.org/, no respectivo concelho, e depois aguardar as instruções para que o dia 20 de Março constitua mais um excelente exemplo de cidadania e civismo público.

O Projecto Limpar Portugal é um movimento cujo principal objectivo é a sensibilização e educação ambiental da população portuguesa, promovendo a comunicação e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.

Os objectivos do PLP são os seguintes: remover as lixeiras identificadas pelos grupos concelhios, promover a correcta recolha e separação do lixo; promover comportamentos ambientalmente sustentáveis e consciencializar a sociedade para a correcta deposição e separação do lixo e fomentar a participação cívica dos cidadãos na área ambiental através da sua participação e envolvimento na iniciativa.

A equipa de Évora do Projecto Limpar Portugal irá actuar nas seguintes lixeiras: zona do Percurso de Monfurado; zona de Sto. Antonico; estrada do Monte das Flores; Barragem do Monte Novo; Alto de São Bento; antiga estação da Azaruja; zona do Louredo; acesso para a barragem do Divor e na Garraia.

A Câmara Municipal de Évora que apoiou, desde o princípio, o movimento cívico local, decidiu entretanto colaborar efectivamente através da divulgação local, cedência de material e de transporte.

No concelho de Évora estão já inscritos 180 cidadãos, e algumas entidades já se comprometeram com a iniciativa através de apoio diverso: Aminata - Carrinha de 9 Lugares c/ condutor; Associação de Estudantes da Universidade - Carrinha de 9 Lugares; Freguesia da Senhora da Saúde - Carrinha de 9 Lugares c/ condutor; Freguesia dos Canaviais - Carrinha de 9 Lugares; Freguesia da Malagueira - Carrinha de 9 Lugares s/ condutor; Bombeiros Voluntários de Évora - 1 Ambulância; CME - Carrinha de 51 passageiros; 1 JCB; 3 Retroescavadoras; 3 Tractores c/ reboque; 5 Camiões para transporte de resíduos e inertes; 4 carrinhas 4x4; 2 Tractores c/ pá frontal; Monte do Carmo - Hotel Rural - Tractor com pá frontal; Herdade do Paço da Quinta - 100 sacas; Quinta do Monte Novo - 100 Big Bags. Modelo - 400 águas e 500 sacos de lixo; EDP - 300 coletes reflectores, luvas e máscaras; Pingo Doce - 350 Lanches; AKI, Hospital, Gesamb, Gesreal , Biotagus, GNR, CEAI, Delta, em estudo. O Governo Civil do Distrito de Évora fará a articulação com todos os grupos concelhios.
 

publicado por EOL às 10:53
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO