Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
03 de Maio de 2010

 As obras de recuperação e restauro da fonte da Praça do Giraldo estão terminadas e a Câmara Municipal de Évora vai dar início às obras na fonte da Porta de Moura. A recuperação das duas fontes henriquinas faz parte de um projecto de conservação e de intervenções profundas, que têm como objectivo eliminar o risco de degradação destes monumentos e que terão um custo de cerca de 117 mil euros

 

 

A fonte foi intervencionada ao nível da estabilização e limpeza da pedra e dos elementos metálicos e inibição da acção dos agentes biológicos, assim como renovação dos sistemas hidráulicos, incluindo a eliminação das rupturas de água.

 

Os trabalhos incluíram também a renovação da iluminação cénica decorativa e a instalação de sistemas de recirculação de água, o que implica que a água que corre na fonte não é potável e está contra-indicada para consumo ou para qualquer outro efeito.

 

A intervenção na fonte da Praça do Giraldo durou 3 meses e implicou a cobertura do monumento, que é mais um dos símbolos da cidade e que volta agora a estar visível aos habitantes e turistas. As obras que se iniciam este mês na Fonte das Portas de Moura decorrerão até Julho, e implicam o mesmo género de intervenção.

 

Resta salientar que as fontes henriquinas da Praça do Giraldo e da Porta de Moura são as mais importantes do centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela UNESCO, sendo ambas também elas classificadas Monumento Nacional. Edificadas no século XVI e integradas no sistema de abastecimento à cidade do Aqueduto da Água de Prata, estas fontes testemunham a evolução do gosto e do estilo arquitectónico na época, considerada a Idade de Ouro de Évora (Séculos XV-XVI), e a transição formal do classicismo renascentista para o barroco.

  

publicado por EOL às 07:00
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO