Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
08 de Maio de 2010

A Esclerose Múltipla, doença auto-imune e progressivamente incapacitante, que atinge jovens adultos, incentivou o Comendador Rui Nabeiro a constituir uma delegação da SPEM em Portalegre. Conhecendo igualmente a realidade no distrito de Évora lançou o convite às Câmaras de Alandroal e Redondo para acolherem um núcleo da referida delegação. As autarquias responderam positivamente e uniram-se ao "Coração Delta".

As Câmaras de Redondo e de Alandroal e o Coração Delta (Delta Cafés) são parceiros no projecto de constituição da Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, da qual resultou o Núcleo Alandroal-Redondo. O Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, após constatar que nos distritos de Évora e Portalegre os portadores de Esclerose Múltipla (EM), também denominada Esclerose em Placas, carecem de mais apoios psico-sociais, psicológicos, logísticos, terapêuticos e informativos, mobilizou os seus técnicos que coordenam projectos de solidariedade social. Após a nomeação dos elementos da Comissão Coordenadora, residentes em Campo Maior, Alandroal e Redondo realizou-se na passada semana uma reunião de apresentação da Delegação e Núcleo, em Alandroal. Estiveram presentes representantes da autarquia que acolheu a reunião, nomeadamente o Presidente (João Grilo) e a Vice-Presidente (Drª Fátima Ferreira), da Câmara Municipal de Redondo (Vereadora Maria Inácia Cachopas) e do Coração Delta (Drª Dionísia). Responderam ainda ao convite da organização a enfermeira Catarina Tereso, que faz o acompanhamento de doentes portadores de EM no Hospital do Espírito Santo de Évora e assiste o neurologista Dr. António Leitão, dois clínicos gerais do Centro de Saúde de Redondo (Dr. Luis Glórias Ferreira e Dr. Nelson Batista), além de portadores de EM e familiares dos mesmos.

Na referida reunião ficou clara a vontade dos parceiros em colaborarem mutuamente na melhoria da qualidade vida destes doentes e sensibilizarem profissionais de saúde de diversas especialidades e a sociedade civil a associarem-se a um projecto cujos objectivos têm como pressupostos detectar precocemente esta patologia e prestar cuidares de saúde de qualidade, em particular aos utentes com maior dificuldade em aceder com celeridade a serviços  imprescindíveis para o seu bem-estar físico e psicológico. Foi ainda referida a importância de inserir profissionalmente, em entidades públicas e privadas, cidadãos com EM que sejam portadores de deficiência. Sensível a esta problemática, Alfredo Barroso, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, tem envidado esforços quanto à inclusão de cidadãos que, apesar das suas incapacidades físicas, reúnem competências para desenvolver uma actividade profissional.

 Actualmente a Câmara Municipal de Redondo emprega cidadãos com um grau de incapacidade considerável e Esclerose Múltipla sendo, à semelhança da Câmara Municipal de Alandroal e Delta Cafés um bom exemplo de integração profissional de cidadãos aos quais, apesar das suas limitações físicas em diferentes domínios funcionais, são reconhecidas potencialidades e igualdade de oportunidades.

A curto prazo serão dinamizadas acções de sensibilização, dirigidas a empresas, representantes de diversas áreas de actividade e populações, bem como eventos que terão como objectivo a recolha de fundos que reverterão a favor da de Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e Núcleo Alandroal-Redondo. Os parceiros acreditam ainda que esta soma de esforços se poderá traduzir igualmente numa melhor compreensão da referida patologia por parte de familiares e amigos e da própria sociedade.

 

Informação enviada pela C.M.Redondo

publicado por EOL às 07:00
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO