Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
11 de Outubro de 2007

Évora voltou a receber jovens artistas de todo o mundo na 8ª edição do Encontro Internacional de Arte Jovem, que se realizou de 2 a 9 de Outubro, organizado pela Associação Teoartis em colaboração com a Câmara Municipal de Évora e o apoio da Fundação Eugénio de Almeida, e cujos objectivos fundamentais são difundir o gosto pela arte junto dos jovens e promover o intercâmbio cultural entre alunos e professores de diferentes proveniências.

Este encontro inicia-se com um concurso de trabalhos enviados por escolas de todo o mundo. No concurso, as escolas procuram qualificar-se no grupo das 10 melhores, às quais é oferecida uma estadia de uma semana em Évora para a participação num ateliê. Durante a semana de ateliê em Évora, os alunos das escolas seleccionadas olham para a cidade e pintam-na das mais variadas formas, de acordo com as técnicas que aprenderam e a sua sensibilidade individual.
Este ano foram enviados 2275 trabalhos de crianças e jovens do ensino secundário, provenientes de 78 escolas de 20 países. O júri avaliou os trabalhos e seleccionou escolas da Bulgária, China, Eslovénia, Hungria, Rússia e Ucrânia para a participação no ateliê em Évora.



No dia 9 de Outubro, segunda-feira, decorreu a cerimónia de entrega de prémios do concurso do ateliê, que distinguiu o grupo dos alunos da escola Art Scholl Nr 1188 de Moscovo com o prémio de Melhor Colecção. Este ano a Praça do Giraldo serviu de modelo para o Prémio Tema, introduzido nesta edição, e que classificou, individualmente, em 1º lugar, um aluno da Ucrânia, em 2º lugar da Rússia e em 3º da China. Os trabalhos neste tema mereceram ainda uma menção honrosa para um aluno da Hungria, outro da Eslovénia e outro da Ucrânia.

Até ao final do mês de Outubro são apresentadas em Évora as inúmeras obras plásticas resultantes deste 8º Encontro Internacional de Arte Jovem. Sendo que, no Palácio de D. Manuel está patente uma mostra retrospectiva dos trabalhos das três principais escolas que, consecutivamente, têm participado nas diversas edições do Encontro, e também uma colecção de trabalhos dos alunos da Teoartis; na Igreja de S. Vicente são apresentados os trabalhos da escolas convidadas para o ateliê aberto deste ano; nos Paços do Concelho e na galeria da Teoartis (Rua 5 de Outubro) estão patentes as obras realizadas no ateliê aberto do ano passado; e, por seu lado, no espaço da TEOARTIS " Casa dos Sapos", em Monsaraz, estão em exposição obras realizadas pelos alunos durante um dia que passaram naquela aldeia medieval.

publicado por EOL às 08:00
tags: , ,
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
18
22
28
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO