Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
15 de Outubro de 2007

 

Integrada nas celebrações do mês da Música com a 2º edição do VivaMúsica, a Câmara Municipal de Portel presta hoje homenagem à vida e obra de um dos expoentes máximos da música de intervenção em Portugal.
“(…)A sua voz, a sua presença, as suas cantigas são indissociáveis de toda a luta estudantil contra a ditadura e contra a guerra na década de 60 (…)”, diria José Carlos Vasconcelos, acerca da personalidade que hoje a Autarquia de Portel homenageia com um espectáculo musical em sua memória e com uma breve exposição que define e marca sobretudo, a vida e a obra deste compositor português.

Hoje, quando forem 21.30h, no dia em que se assinala os 25 anos da sua morte, o Auditório Municipal recebe então o “Tributo a Adriano Correia de Oliveira”, tributo este que será proporcionado pelo grupo “NGB” acompanhado de alguns convidados especiais.
Desenvolvendo novas versões e interpretando baladas e canções que se destacaram no percurso musical de Adriano, este espectáculo representa sobretudo, para lá de um pretensioso revivalismo, uma espécie de retrospectiva de alguns poemas, melodias, e sobretudo da força que as palavras teriam à 25 anos, quando Adriano as cantou.
O espectáculo incide assim em cantar Adriano, a sua alma, a sua força, e a sua perspectiva política e social que marcou uma época.
Não esquecendo que foi a voz de Adriano Correia de Oliveira que combateu, mobilizou e despertou consciências de toda uma geração, em 1994 Manuel Alegre diz ao caso – “(…) E por isso é que muitos de nós sentimos que uma parte de nós se foi com ele, e ao mesmo tempo, sabemos que ele está presente e continua. Dentro de nós, nos que vierem depois de nós ficará para sempre a sua voz a perguntar notícias ao vento que passa(…)”.

Para além deste espectáculo, e integrados também eles no programa do VivaMúsica 2007, poderá ainda assistir já no próximo fim-de-semana a mais 3 espectáculos musicais. No sábado, a Banda Filarmónica Municipal Portelense e a Excelentíssima Sociedade Cultural La Filarmónica de Olivenza, repartem as despesas do palco do Auditório Municipal.
No Domingo, será a vez da Banda Conjunta do Alentejo actuar em Portel com um espectáculo que com certeza não irá querer perder.
De relembrar ainda que as entradas, são durante toda esta edição do VivaMúsica, inteiramente grátis.

publicado por EOL às 14:50
Outubro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
18
22
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO