Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
01 de Novembro de 2007

 

O recurso educativo da Câmara Municipal de Évora “Loja dos Sonhos” vai estar amanhã, 31 de Outubro, entre as 10h00 e as 16h00, na Praça do Giraldo, com as suas portas abertas a todos os que quiserem visitar, ou revisitar, este autocarro multimedia.
Antes que a “Loja dos Sonhos” inicie, no presente ano lectivo 2007/2008, as sessões com as instituições educativas do concelho, o que sucede no próximo dia 5 de Novembro no Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de S. Paulo, a Autarquia quis dar a conhecer à população em geral as potencialidades deste recurso educativo e as suas novas metodologias e equipamentos.
Inaugurado em Março de 2004, a “Loja dos Sonhos” é recurso educativo que se caracteriza pela sua condição itinerante e pelos métodos pedagógicos e lúdicos interactivos usados. A sua deslocação por todo o concelho, segundo as solicitações de jardins de infância, escola e outras instituições educativas, e a utilização de suportes multimedia, a que muitas vezes as crianças não têm acesso de outra forma, catapultaram a “Loja dos Sonhos” para um considerável grau de sucesso entre a comunidade escolar. Mas a Câmara Municipal de Évora pretende também divulgar as funcionalidades e o trabalho realizado na “Loja dos Sonhos”, com as crianças e jovens do concelho, por toda a população.

Desde a sua criação a “Loja dos Sonhos” está em sintonia, e apoia, os projectos educativos que a Câmara Municipal de Évora tem em vigor em cada ano lectivo. Assim, em 2007/2008, pelo terceiro ano lectivo consecutivo, as suas sessões condizem com o trabalho desenvolvido no projecto educativo de promoção do livro e da leitura “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”.

Espaço preparado para receber crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico, com idades entre os 3 e os 10 anos, a “Loja dos Sonhos” tem preparadas para este ano lectivo dois tipos de sessões, ambas suportadas por jogos e ferramentas multimedia, os quais estão programados em articulação com os currículos escolares, em várias áreas de estudo. O primeiro destes dois tipos de sessões destina-se aos alunos mais pequenos, de pré-escolar e de 1.º e 2.º ano de ensino básico. A estas crianças é proposto um trabalho interactivo a partir da história de Werner Hozwarth “A Toupeira que Queria Saber Quem Lhe Fizera Aquilo na Cabeça”. Também a “Oficina de Montagem de Contos” faz parte destas sessões e através desta, pretende-se que a criança, recorrendo a fantoches manipuláveis por si própria, conte uma história aos colegas. O objectivo desta actividade é estimular a criatividade e imaginação da criança e enriquecer o seu vocabulário.
O outro tipo de sessões tem como destinatários os alunos de 3.º e 4.º ano de ensino básico e usa como ponto de partida a animação, no programa informático power point, da história. “Uma mesa é uma mesa, será?”, das autoras Isabel Martins e Madalena Matoso. Nestas sessões está ainda incluída a actividade “Leitura Partilhada”, a qual visa levar o aluno a desenvolver as suas capacidades de comunicação com o outro e com o grupo e motivá-lo para o uso da expressão dramática.

Em 2006/2007, oriundos de escolas públicas e privadas e de freguesia rurais e urbanas, 3455 alunos visitaram a “Loja do Sonhos”. Destes 2060 eram alunos de 1.º ciclo de ensino básico e 1395 de ensino pré-escolar. E, apesar de estar sobretudo vocacionada para trabalhar com estes alunos, a “Loja do Sonhos” também realiza, ocasionalmente, sessões para alunos do ensino secundário e realiza outro tipo de actividades de carácter educativo. Recentemente a sua presença foi bem notada na Semana da Mobilidade 2007 e, no primeiro semestre do ano, a “Loja dos Sonhos” respondeu com uma deslocação a Beja, em que demonstrou as suas funções a alunos universitários, a um convite da Escola Superior de Educação de Beja.

publicado por EOL às 08:00
Uma excelente iniciativa e incentivo as crianças.
Noel Rodrigues a 28 de Dezembro de 2011 às 19:06
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
17
18
25
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO