Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
06 de Novembro de 2007

Évora junta-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes
Templo Romano iluminado de azul
 
A 14 de Novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM), com o apoio da farmacêutica Lilly Portugal, lançam uma campanha de alerta e sensibilização para uma doença que em Portugal atinge já mais de 700 mil pessoas.
 
Num apelo global para a união no combate à Diabetes, mais de 100 monumentos e edifícios de todo o mundo vão ser iluminados a azul. O Templo Romano em Évora aceitou o desafio e às 0h00 de 13 para 14 de Novembro, junta-se à Câmara Municipal de Lisboa e à Torre dos Clérigos, no Porto e a ex-líbris mundiais, como o Empire State Building ou a Ópera de Sydney.
 
O Círculo Azul foi adoptado como o símbolo oficial da campanha UNite for Diabetes. Este ícone simboliza vida, saúde e união no combate ao flagelo mundial que é a diabetes.O “World Diabetes Day Monument Challenge” surge quase um ano após as Nações Unidas terem aprovado por unanimidade uma resolução que visa a consciencialização dos governantes de todos os Estados-Membros acerca do flagelo mundial que é a Diabetes e centra a atenção sobre a necessidade de serem aplicados planos nacionais de prevenção e tratamento da mesma.
 
Esta campanha promete juntar multidões em torno de uma doença que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos.A cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira. A diabetes pode ser bem tratada, evitando assim as suas complicações. A maior parte dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos se for adoptado um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.
 
As comemorações nacionais do Dia Mundial da Diabetes, contam ainda com o apoio da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que se associa a esta causa através de uma campanha de sensibilização denominada “A Diabetes nas Crianças e Adolescentes”, alertando assim para a doença. Esta campanha de sensibilização irá decorrer nos momentos que antecedem os jogos da 10ª Jornada da LIGA Bwin. Os jogadores das equipas intervenientes e os elementos da equipa de arbitragem vão entrar em campo envergando T-shirts com o Círculo Azul da Diabetes que depois serão oferecidas ao público. Será ainda, exibida uma faixa com uma mensagem alusiva ao Dia Mundial da Diabetes e ao Círculo Azul no momento da formação oficial das equipas.
 
Com um impacto visual fortíssimo, todas estas acções terão uma cobertura mediática ímpar à escala global, num apelo à união, ao controlo e à prevenção desta pandemia que atinge, actualmente, mais de 5.9% da população adulta mundial. A aposta na prevenção pode reduzir em mais de 50% os casos de diabetes.
 
A acompanhar esta campanha foi ainda desenvolvido um microsite sobre a diabetes e as iniciativas que em Portugal e no mundo vão chamar a atenção para uma patologia que é a quarta principal causa de morte na maioria dos países desenvolvidos. Pode consultar mais informação em www.unidospeladiabetes.com
publicado por EOL às 11:49
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
17
18
25
26
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO