Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
28 de Fevereiro de 2008

A Associação Eborae Mvsica promove, na Sé de Évora, nos dias 1, 2, 8 e 9 de Março o VI Ciclo Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”. Os Concertos realizam-se às 18h00 e estão integrados nas Comemorações dos 700 Anos da Dedicação da Sé de Évora.

O Ciclo tem como objectivo divulgar o património musical da Escola de Música da Sé de Évora, (sécs. XVI e XVII), que integra um grande número de composições para a Quaresma elaboradas para as inúmeras cerimónias litúrgicas que naquela época ali tinham lugar. Dedica a sua sexta edição a compositores como Duarte Lobo, Francisco Martins, Frei Manuel Cardoso, Estêvão Lopes-Morago, Estêvão de Brito, Diogo Dias Melgas e Filipe de Magalhães.

Programa: dia 1, sábado - Introdução ao Ciclo pelo Dr. Jorge Raposo, seguido de Concerto pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, com direcção de Pedro Teixeira, interpretará obras de Diogo Dias Melgas: Turbas da Paixão segundo S. Mateus - O Vos Omnes e Qui autem biberit; dia 2, domingo - Grupo Vocal Olisipo, com direcção de Armando Possante, interpretará os seguintes compositores: Estêvão de Brito (ca.1575-1641) Exurge, quare obdormis, Domine - Estêvão Lopes Morago (ca.1575-após 1635) Versa est in luctum - Duarte Lôbo (ca. 1565-1646) Pater, peccavi - Filipe de Magalhães (ca. 1571 – 1652) Comissa mea pavesco e Frei Manuel Cardoso (1566-1650) – Missa Pro Defunctis: Introitus - Requiem aeternam, Kyrie, Graduale - Requiem aeternam, Offertorium - Domine Jesu Christe, Sanctus, Agnus Dei
Communio - Lux aeterna e Libera me.

Jorge Raposo realizou os seus primeiros estudos de formação e instrumento (piano), com professores particulares. É licenciado em Ciências Musicais e tem o grau de Mestre em Ciências Musicais na Faculdade de Letras de Coimbra. Actualmente é professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Musical da Escola Superior de Educação de Beja.
O Coro Polifónico Eborae Mvsica que se dedica, fundamentalmente, à interpretação e divulgação da obra dos polifonistas da Escola de Música da Sé de Évora estreou-se em 1987, tendo desde então realizado inúmeros Concertos no País e no estrangeiro tendo obtido a medalha de bronze em Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia. Desde 1997 é dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira.
O Maestro Pedro Teixeira é licenciado em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa. Foi assistente de Direcção de José Robert no Coro e no Coro de Câmara da Universidade de Lisboa. Dirige, desde Março de 1997, o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” e, desde Setembro de 2000 o Grupo Coral de Queluz e o “Officium”- grupo vocal. Recebeu em 2002 o prémio “The most promising conductor of Tonen 2002” na Holanda.
O Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1988, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. O seu repertório é constituído por música a capella dos séculos XVI a XXI. No campo da música contemporânea tem colaborado frequentemente com compositores, muitos dos quais já dedicaram obras ao grupo, nomeadamente Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann e Eurico Carrapatoso, entre outros.
Armando Possante iniciou a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo posteriormente concluído o Bacharelato em Direcção Coral e as Licenciaturas em Canto Gregoriano e Canto na Escola Superior de Música de Lisboa. É professor no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa. Orientou workshops de música coral no Canadá, Inglaterra e tem participado como Maestro convidado nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”.

O Ciclo continua no dia 8, às 18,00h com o Officium – Grupo Vocal, direcção de Pedro Teixeira e dia 9, às 18,00h com o Grupo Vocal “Kalenda Maya”, direcção de Manuel A. Torrado. Mais informações em www.eborae.musica.org

Organização: Associação Eborae Mvsica em parceria com o Cabido da Sé de Évora. A Associação Eborae Mvsica é uma Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, Direcção Geral das Artes, Direcção Regional da Cultura do Alentejo. O Ciclo tem o Apoio da Câmara Municipal de Évora, Direcção Regional de Educação do Alentejo, Instituto Português da Juventude, Antena 2, Rádio Diana e Diário do Sul e é co-financiado pela União Europeia através do FEDER.

publicado por EOL às 22:39
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO