Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
15 de Julho de 2008

 

 

A Câmara Municipal de Évora já assinou o contrato de empreitada com o consórcio Obras Públicas Lda. para a construção da nova Escola EB1/Jardim de Infância do Bacelo, numa cerimónia para a qual convidou todas as entidades mais directamente relacionadas com a Educação, dada a considerável importância deste acto, uma vez que incide sobre obra nova, quando até aqui o investimento tinha sido feito somente na área da requalificação do Parque Escolar.

Um investimento significativo, tendo, desde 2002, sido superior a dois milhões e meio de euros e abrangendo a totalidade dos 22 estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo municipais. Neste âmbito, houve melhorias a nível das salas de aulas e salas de professores, sanitários, cantinas, espaços de recreio, pavilhões multiusos, equipamento escolar e prolongamento de horários, numa aposta que não passa apenas pelas infra-estruturas, mas essencialmente visando as pessoas, em especial as novas gerações e a sua qualificação em termos de futuro.
Na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada, o Presidente da Câmara Municipal, José Ernesto d’ Oliveira, proferiu algumas palavras de enquadramento desta empreitada, salientando o facto de as autarquias locais estarem na fase de lançamento de um novo paradigma, pois ao ciclo do betão segue-se agora o ciclo da qualificação.
Considerando a Educação um sector prioritário na qualificação dos cidadãos e consequente desenvolvimento nacional, o autarca eborense demonstrou assim como a Câmara já está atenta ao futuro e às novas gerações.
“Enquanto não formos um país onde a Educação seja uma prioridade da qualificação que daí resulta para os nossos cidadãos, por mais que se invista dificilmente deixaremos de ter os índices e dificuldades que temos, por isso mesmo, tudo aquilo que se puder fazer para qualificar as nossas pessoas estamos a fazê-lo num trabalho que não é para ter resultados amanhã, mas um investimento em cidadãos que vão entrar na vida activa daqui a 20, 25 anos e que neste momento merecem já a nossa atenção particular”.
O Presidente informou ainda que a curto prazo espera também concretizar a assinatura do contrato de empreitada para a construção da nova Escola e Jardim de Infância dos Canaviais, tendo a candidatura já sido formalizada e publicitado o concurso em Diário da República.
Estas duas novas escolas colocam fim às turmas em regime de desdobramento no 1º Ciclo do Ensino Básico, substituem instalações provisórias e alargam a oferta de educação pré-escolar pública no concelho, significando para a Câmara de Évora um investimento total de quase cinco milhões de euros.
Recorde-se que a EB1/JI do Bacelo terá 10 salas para o 1º Ciclo e três para o ensino pré-escolar, estando equipada com um sistema de climatização e com águas aquecidas a energia solar. O espaço é dotado também de biblioteca, cozinha, refeitório, espaço polivalente destinado à prática de actividades recreativas e desportivas, campo de jogos e recreio coberto, sendo o prazo de construção de 465 dias.
 

publicado por EOL às 07:00
tags: ,

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
20
21
22
24
25
27
28
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO