O Espaço Jovem volta a marcar presença nas Festas Populares - Feira de S. João da cidade de Évora, sendo este ano um prolongamento do projecto Sítio J, com o contributo de várias associações juvenis e entidades do concelho.
Este espaço, promovido pela Câmara Municipal de Évora, tem como objectivo envolver a população juvenil do concelho, divulgando e promovendo um conjunto de actividades nas mais variadas áreas. No programa constam exposições, workshops e actividades desportivas que pretendem ir ao encontro das aspirações dos jovens, simultaneamente com o intuito de lhes transmitir a responsabilidade do papel que assumem na nossa sociedade, enquanto alicerces fundamentais do futuro.
Este ano, no espaço jovem colaboram 30 instituições. A partir de dia 22 de Junho, sexta-feira, e durante os 10 dias da Feira, os parceiros nesta iniciativa terão a seu cargo a tarefa de dinamizar este espaço inteiramente idealizado para a juventude. Nas actividades desportivas o destaque é, mais uma vez, a caixa de areia, onde vão ter lugar várias modalidades desportivas como o futebol, o andebol, o voleibol, o rugby ou o ténis.
A animação nocturna estará garantida com os vários espectáculos musicais que na sua maioria serão preenchidos com bandas locais, Dj´s e as Tunas Académicas do Liceu e da Universidade de Évora. As danças também vão fazer parte dos espectáculos, prevalecendo a diversidade, e incluem demonstrações de capoeira, “muay thay” e hip-hop. A tenda “Ciência na Cidade”, do Projecto Ciência Viva, é uma das novidades deste ano, que vai, através de um conjunto de workshops, procurar despertar o gosto pela ciência nos jovens.
O Sítio J, para além das actividades agendadas, terá ainda em permanência o Bar 0% Álcool, computadores com acesso à internet, videojogos e simuladores, a pintura de painel, jornais e revistas e a praça dos artistas, onde é oferecida aos jovens a oportunidade de divulgar os seus trabalhos.
Esta programação estende-se também ao Palácio de D. Manuel, que vai acolher a exposição de fotografia “Imagem J”, uma iniciativa que premiou as melhores fotografias realizadas por jovens, num concurso que teve como tema o Templo Romano de Évora, candidato a uma das “7 Maravilhas de Portugal”.
Outras das novidades é o facto da Câmara Municipal de Évora disponibilizar o programa do Espaço Jovem na escrita braille, auxiliando os cegos a transpor mais uma barreira e levando a Feira a pessoas com necessidades especiais, mas gostos comuns a qualquer outro cidadão. Para nos conscencializar e sensibilizar para esta matéria, a APPACDM (Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) apresenta-nos no Sítio J a exposição “Vivenciar Realidades”.
By C.M.E. Informação