Redondo dispõe agora de um espaço que contribuirá para a preservação e divulgação da actividade oleira no concelho. O Convento de Santo António foi o local escolhido para edificar este importante equipamento.
O Município de Redondo inaugura o Museu do Barro no próximo Sábado, 14 de Fevereiro, concretizando assim um projecto que irá contribuir para a dinamização da olaria de Redondo e preservação da identidade local. Localizado no antigo Convento de Santo António, o museu está dotado de importantes valências que permitem a realização de actividades dirigidas à comunidade escolar, aos visitantes e à população local. A vertente museológica integrará uma exposição permanente que apresenta ao visitante a olaria do Redondo em retrospectiva, desde a recolha da matéria-prima até à pintura. Esta exposição, cujo conteúdo remonta ao Neolítico, pretende valorizar e reconhecer o trabalho dos oleiros redondenses e o papel dos almocreves na divulgação e comercialização das louças do Redondo.
Para a inauguração foram convidados os oleiros de Redondo (no activo e reformados), bem como representantes de entidades locais e regionais que partilham do objectivo da autarquia na revitalização da olaria e promoção da região.
O Município de Redondo agradece publicamente a contribuição dos oleiros, de populares, coleccionadores particulares e de personalidades ligadas ao estudo da temática do barro e da olaria de Redondo, pois só neste espírito de parceria foi possível reunir um importante espólio e informação que se traduz num bem comum que preserva uma das actividades mais representativas de Redondo.
O Museu do Barro pode ser visitado no seguinte horário:
Período de Inverno: 10 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 horas (encerra às segundas)
Período de Verão: 10 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 horas (encerra às segundas)
Morada: Alameda de Santo António, 7170 Redondo - Informações: 266 989 216