Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
12 de Fevereiro de 2009

“O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, é a próxima obra a ser interpretada pela Orquestra do Algarve no Ciclo de Concertos Promenade, que terá lugar no Domingo, dia 15 de Fevereiro, pelas 17 horas, na Arena d’Évora. Os Concertos Promenade são uma organização da Câmara Municipal de Évora, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, e são direccionados para crianças e adultos, procurando estimular o conhecimento e o gosto pela música erudita em novos públicos, através da interpretação ao vivo, pela Orquestra do Algarve, de algumas das mais importantes composições da música clássica.

“O Lago dos Cisnes” de Piotr llyich Tchaikovsky (1840-1893), compositor romântico russo, é uma das obras românticas mais importantes no repertório do ballet. Composta entre 1875 e 1876, foi uma das primeiras músicas de Tchaikovsky para ballet, tendo sido considerada “demasiado wagneriana”, sendo impossível dançar muitas partes. “O Lago dos Cisnes” trata a história do Príncipe Siegfried, que tem de escolher uma noiva entre os convidados de um baile. Ele e os seus companheiros partem à caça de um bando de cisnes que voam sobre as suas cabeças. O grupo de amigos descobre que os cisnes são lindas donzelas transformadas em cisnes por um mágico malvado, e que assumem a forma humana entre a meia-noite e o nascer do sol. O príncipe apaixona-se por Odette, a rainha dos cisnes, e convida-a para o baile com a intenção de se casar com ela.

A Orquestra do Algarve estreou-se em 2002, tendo sido criada ao abrigo de um concurso nacional promovido pelo Ministério da Cultura, entidade que participa no seu financiamento, e tem como fundadores a Região de Turismo, a Universidade do Algarve, um núcleo de autarquias algarvias e o Governo Civil de Faro. Destinada a dotar a região de um equipamento cultural do mais elevado nível artístico, a Orquestra desenvolve uma acção pedagógica junto das camadas escolares e uma acção formativa profissionalizante de jovens músicos.

Até Maio terá lugar um Concerto Promenade por mês, sendo os próximos: “A História do Soldado”, dia 15 de Março; “O Quebra Nozes”, dia 5 de Abril; e “Quadros de uma Exposição” dia 3 de Maio. Os concertos iniciam-se sempre às 17 horas.

Os ingressos têm o preço único de 5 euros, as crianças até aos 12 anos têm entrada livre (mediante o levantamento de bilhete) e os jovens até aos 25 anos e os maiores de 65 anos têm um desconto de 50%. As informações e reservas podem ser efectuadas pelo telefone 266 743 133 e os bilhetes estão à venda nos quiosques e tabacarias habituais.
 

publicado por EOL às 15:10
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
24
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO