No passado Sábado, 14 de Fevereiro foi inaugurado o Museu do Barro, localizado no antigo Convento de Santo António. Estiveram presentes na cerimónia o Executivo Municipal, representantes de entidades locais e regionais, oleiros que continuam a laborar, e outros que se aposentaram do ofício, bem como alguns almocreves que são parte integrante da história da olaria de Redondo.
Alfredo Barroso, presidente da edilidade, realçou a importância que o novo espaço pode representar na preservação e revitalização da actividade que, através da sua vertente lúdica e pedagógica, pode incutir nos jovens o espírito de iniciativa e empreendedorismo para dar continuidade a esta tradição. O autarca aludiu ainda que o Museu do Barro, para além de reunir um importante espólio que revela a história da olaria de Redondo, pretende ser o elo entre os visitantes e as olarias, as quais estão a partir de agora representadas na loja do museu onde se podem adquirir ou simplesmente apreciar peças de barro fabricadas em Redondo.
Um dia depois da inauguração o museu recebeu muitos visitantes que se deslocaram a Redondo para o efeito e de alguns curiosos locais, facto que evidencia o seu inegável interesse público e cujas valências são de extrema importância para a população de Redondo e para o turismo local e regional.
A Câmara Municipal de Redondo convida o público em geral e os redondenses em particular a visitarem o Museu do Barro de Redondo que funciona no seguinte horário:
Período de Inverno:
de 3ª a 6ª feira– 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 horas (encerra às segundas)
Sábado e Domingo – 10h00 às 13H00 e das 15H00 às 18H00
Período de Verão:
10 às 12h30 e das 14h00 às 20h00 horas (encerra às segundas)
Sábado e Domingo: 10h00 às 13H00 e das 15H00 às 20H00