A Vereadora Filomena Araújo, acompanhada de técnicos camarários do ambiente e da educação, esteve na manhã do dia 23 na EBI da Malagueira, onde se assinalou o Dia Mundial da Floresta (dia 21 de Março) com a plantação de 14 arbustos e duas árvores no recinto escolar, numa iniciativa em que participou toda a escola.
Durante a tarde, os alunos do 2º e 3º ciclos receberam a visita dos técnicos Autoridade Florestal Nacional que fizeram uma apresentação sobre as árvores e sua importância.
Uma acção de parceria que reuniu estas três entidades cuja principal finalidade foi sensibilizar as gerações mais novas para as questões ambientais, com incidência especial na árvore e seu significado crucial para um ambiente mais saudável, nomeadamente em meio urbano.
A professora Rosa Campos, Coordenadora da Educação para a Saúde, salientou a importância deste dia e das actividades nele desenvolvidas, actividades que são também resultado do trabalho feito nas aulas de Ciências da Natureza.
O embelezamento dos espaços exteriores da escola está também a ser conseguido, tendo a Câmara um papel de considerável significado, como foi sublinhado pela docente. A autarquia colaborou na cedência de terra e também no transporte dos vasos adquiridos numa superfície comercial da cidade, assim como no fornecimento de 12 arbustos, sendo os restantes dois fornecidos pelo Núcleo de Voluntariado e Proximidade da Malagueira que também pintaram os vasos.
Este embelezamento dos espaços exteriores integra-se no Projecto de Educação para a Sustentabilidade que junta Câmara e escolas numa parceria que abrange igualmente a criação de hortas pedagógicas, além de outras acções.
Na EB1 de S. Mamede, o Dia Mundial da Floresta também foi comemorado com plantações e a ida dos técnicos da Autoridade Florestal Nacional que fizeram uma apresentação aos alunos sobre as árvores.