Três grandes eventos irão marcar o turismo no Alentejo durante o próximo ano. Iniciativas que fazem parte do plano de Actividades para 2010 da Entidade Regional de Turismo. “O primeiro congresso de Turismo do Alentejo será realizado de 19 a 21 de Março. Será um grande fórum de discussão e afirmação do Alentejo como destino turistico. Um grande festival internacional de gastronomia associado às gastronomias mediterrâneas e ainda um seminário no Alentejo há mais cultura e património virado para as questões ligadas com o touring cultural e paisagístico” foram apresentadas por Ceia da Silva.
Évora irá receber, no mês de Maio, o Festival Internacional de Gastronomia, sendo que as restantes iniciativas irão decorrer em Beja e em Portalegre. Do extenso plano agora divulgado, destacam-se ainda a criação de duas novas rotas turísticas, a do mármore e a do minério. O investimento ascende aos 6 milhões de euros, mas o Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo diz que não haverá sucesso sem formação.
“Quando chegamos a uma localidade e perguntamos 'onde posso comer?' e respondem 'está tudo fechado!' ou 'aqui não há nada' são expressões do cidadão anónimo que dão uma péssima imagem dessa localidade. O turista é um amigo, diz o presidente da ERTA sendo este o tema da formação que será iniciada junto das escolas.
Ainda sem ter chegado ao final, pode se dizer que o Alentejo viveu o melhor ano de sempre no sector do turismo, em 2009, mas os números definitivos só serão conhecidos no próximo ano.