A Universidade de Évora vai atribuir o doutoramento honoris causa ao pintor moçambicano Malangatana, no ano em que se assinalam 50 anos da sua obra. A sua dimensão artística e o compromisso que assumiu com os valores do humanismo foram alguns dos motivos que levaram a esta distinção. Com a laudatio da responsabilidade do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, a cerimónia decorre a 11 de Fevereiro, na Sala de Actos da Universidade de Évora.
A denúncia da opressão, a defesa da liberdade e a promoção do desenvolvimento social e cultural das populações foram questões que marcaram grande parte da vida de Malangatana, cuja obra é reconhecida internacionalmente.
Por ocasião da cerimónia de atribuição do grau doutor honoris causa, a Universidade de Évora inaugura a exposição "Malangatana - 50 Anos de Pintura nos 450 Anos da Universidade", que conta com o alto patrocínio do antigo Presidente da República Dr. Mário Soares e com o apoio da Embaixada de Moçambique.
"Malangatana - 50 Anos de Pintura nos 450 Anos da Universidade" tem como objectivo traçar uma retrospectiva da vasta obra na área da pintura, representada em inúmeros museus e colecções privadas em todo o mundo. A mostra reúne 50 trabalhos produzidos de 1950 até aos dias de hoje, ilustrativos das suas diferentes fases. A exposição está patente de 11 de Fevereiro até 28 de Março, no Palácio D. Manuel, em Évora.