Um milhão é o número de passageiros que utilizaram no último ano o serviço urbano de autocarros em Évora. Inicialmente a Trevo, Transportes Rodoviários de Évora, previa atingir os 900 mil clientes no seu primeiro ano de atividade. Mas o resultado foi superior em 6%. "No passado mês de Maio atingimos o pico mais alto ao transportamos 99.400 passageiros" disse ao Sapo o Adminitrador da Trevo, para quem "ainda não se pode afirmar que há uma relação direta da crise com a utilização do transporte público em Évora, apesar do aumento do preço dos combustíveis". Para Pedro de Deus este também é um custo a ter em conta, já que face ao previsto no Plano de Negócios inicial, o custo com combustíveis disparou 36%. Ainda assim o responsável diz que "as contas estão equilibradas" face ao investimento realizado em 24 novos autocarros. Para celebrar o primeiro ano de atividade, os transportes públicos vão ser gratuitos, em todas as carrieras durante o dia de amanhã, 1 de Julho. "É uma ato simbólico, mas também se pretende a experimentar a qualidade do serviço aquém nunca andou de autocarro em Évora", diz o administrador.
Da oferta disponibilizada, a mais utilizada é a Trevo Azul, um serviço com paragem em qualquer local do centro histórico e interfaces na zona circular às muralhas. Seguem-se as carreiras 23 e 24 que ligam as freguesias urbanas mais distantes do centro, às zonas industriais da cidade.
A Trevo é a empresa concessionária dos transportes urbanos de Évora, até 2020, sendo que toda a frota deverá ser renovada no prazo máximo de 7 anos.