Todos os dias a cidade tem novidades. Sonhos e acções que devem ser contados. Um serviço para Sapo.pt
17 de Julho de 2007


No próximo dia 22 de Julho, domingo, às 19h00, nos Claustros do Convento dos Remédios, o “Scherzo Ensemble” apresenta-se em Concerto para interpretar Zarzuelas. Promovido pelo Eborae Mvsica e integrado no VIII Ciclo de Concertos “Música nos Claustros” os intérpretes Angélica Neto, Soprano; Liliana Bizineche, Mezzo Soprano; Vitor Paiva, Tenor; João Miranda, Baixo; Alexander Stewart, Violino; Luís Sá Pessoa, Violoncelo e Mercedes Cabanach, em Piano.
Depois de no dia 13 de Julho o Grupo "4 por 4" ter interpretado, com sucesso, temas de Zeca Afonso para mais de 130 pessoas, a proposta para domingo é expressa pela música de câmara e pelo o canto lírico que percorrem a Zarzuela, num encontro com uma das formas mais populares da música espanhola. Programa: Canción espanhola “El niño judio”, de Pado Luna; Tempo de Jota “El guitarrico”, de Perez Soriano; Duo de Felipe e Mari-Pepa “La Revoltosa”, de R. Chapí; Duo de Paloma e Lamparilho - “El barberillo de lavapiés”, de A. Barbieri; Em mi terra estremeña “Luisa Fernanda”, de F. Moreno; Mazurca de las sombrilhas “Luisa Fernanda”, de F. Moreno; Despierta Negro “La Tabernera del Puerto”, de P. Sorozabal; Cuplé Babilonico “La Corte del Faraón”, de Lleó; Andaluza “Danzas españolas”, de E. Granados; Caballero de Gracia “La Gran via”, de F. Chueca/J. Valverde; Callate corazón “Luisa Fernanda”, de F. Moreno; Canción de Paloma “El barberillo de lavapiés”, de A. Barbieri; Chotis de Eliseu Madrileño “La Gran via”, de F. Chueca/J. Valverde e Seguidillas “La verbena de Paloma”, deBréton.
O Scherzo Ensemble é um projecto que engloba duas vertentes musicais (Música de Câmara e Canto Lírico). O seu repertório vai desde as canções clássicas com temas populares de todo o mundo compostas por L. W. Beethoven, Operetas como por exemplo “Viúva Alegre” cantada em português e Zarzuelas de diversos autores. Pretende, desta forma, abranger diversos públicos através da diversidade dos programas.
Intérpretes: Angélica Neto estudou no Conservatório de Música do Porto, trabalhou com Rudolf Knoll nos Cursos de Música da Cidade do Porto. É presentemente elemento do coro do Teatro Nacional de S. Carlos. Tem participado como solista em algumas obras executadas pelo CTNSC, bem como em concertos em Almada e Seixal. Liliana Bizineche nasceu na Roménia, estudou canto com Valentina Cretoiu e diplomou-se no Conservatório de Cluj. Tem interpretado compositores como Donizete, Berilos, Tchaikovsky, Debussy e Janacek”. Iniciou a sua carreira internacional no papel de Charlotte na ópera “Werther” de Massenet, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, ao lado do famoso tenor Alfredo Kraus. Victor Paiva concluiu o Curso Superior de Canto no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, no qual frequentou as classes dos Professores Joana Silva e Hugo Casais. Estudou canto com a cantora Elisette Bayan, Bizineche. Como solista as últimas obras foram “Requiem de Mozart”, “Requiem de Dvorak” e a “Missa de Handel”. João Miranda é membro do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos. Estudou canto com o maestro A. C. Medina e actualmente com o Professor Helmut Lipps. Trabalha regularmente com os maestros João Paulo Santos e Fernando Fontes. Como concertista canta regularmente em recitais e participou em várias obras. Alexander Stewart inicia os seus estudos aos 6 anos com seu pai Walter Stewart. Estudou na Kings School onde recebeu diversos prémios. Em 1989 torna-se membro da Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos. É membro fundador do quarteto Lacerda. Luís Sá Pessoa inicia os estudos com Pilar Torres no Conservatório Nacional de Lisboa e completou o Curso Superior em 1983. Actualmente é professor de violoncelo e violoncelista dos trios “Scherzo” e “Scherzo Ensemble”. Mercedes Cabanach inicia os estudos no Conservatório de Música de Barcelona. Aos 16 anos obtém uma bolsa de estudos para o Mozarteum em Salzburg (Áustria), onde se especializa em Música de Câmara. Vem para Portugal pela primeira vez a convite de Armando Jorge. É pianista fundadora do Trio Scherzo e do Scherzo Ensemble.



A programação de Julho termina dia 28, às 21h30, com o Recital de Canto e Piano por Natasa Pinto e Anne Kassa. O Ciclo de Concertos “Musica nos Claustros” continua em Setembro. O Eborae Mvsica é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, Delegação Regional da Cultura do Alentejo e Instituto das Artes e que tem, também, o apoio da Câmara Municipal de Évora e da Direcção Regional de Educação do Alentejo, a nível do Ensino da Música. Este Ciclo tem também o apoio da Antena 2, Diário do Sul e Rádio Diana.

publicado por EOL às 09:32

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
"Emigração" é já hoje a palavra de ordem... Infeli...
Agradece-se publicidade ou colaboração na divulgaç...
Sem demérito para a citada, informo que a D. Ferna...
blogs SAPO