A Câmara Municipal de Évora colocou em funcionamento esta sexta-feira, 21 de Setembro, mais um percurso pedonal no âmbito do projecto “De Mãos Dadas”, que irá favorecer cerca de 50 alunos da Escola Básica do 1º ciclo (Comenda) que a partir desta data irão deslocar-se até à cantina da Escola EB 2,3 André de Resende em segurança.
Numa distância de 400 metros, este percurso, devidamente estudado do ponto de vista da segurança rodoviária, conta com a contribuição da PSP que no âmbito da estrutura Escola Segura – parceira deste projecto desde o seu início – disponibiliza permanentemente um agente que assegurará antes do período de almoço o cumprimento do código da estrada em todo o trajecto, eliminando assim, o estacionamento abusivo em cima do passeio e acompanhando o percurso.
Por outro lado, os jovens alunos serão sempre acompanhados por três auxiliares devidamente identificadas com coletes reflectores e raquetes de sinalização. Sempre que as condições atmosféricas não o permitam, o percurso será efectuado em autocarro.
Fazendo jus à filosofia do projecto – “De Mãos Dadas” – que procura provocar um estimulante confronto geracional, a edilidade está neste momento à procura de mais idosos que ao abrigo do voluntariado queiram acompanhar este grupo de alunos no trajecto entre a escola e a cantina e o respectivo regresso, reforçando, também assim, os índices de segurança.
A entrada em vigor deste percurso durante a Semana Europeia da Mobilidade vem no seguimento dos já existentes nas escolas do Chafariz D’El Rei, Frei Aleixo, Guadalupe e Valverde e procura, numa perspectiva pedagógica, sensibilizar os mais novos para as boas práticas ambientais, fazendo, simultaneamente, formação ao nível da educação rodoviária enquanto peões. Enquadra-se também na política da Autarquia de promoção de condições que visem a segurança dos peões.