O Comissário Europeu responsável pela área da Energia, Andris Piebalgs, visita amanhã, dia 2 de Outubro, a Central Fotovoltaica Solar de Serpa. A visita tem início às 15H00 e durará cerca de 1 hora.
Instalada pela General Electric em Portugal, a Central Fotovoltaica de Serpa é uma das mais importantes unidades actualmente em exploração comercial em todo o mundo. Trata-se da 2ª maior central solar do mundo de produção de electricidade através de energia solar.
A central de Serpa é uma forte aposta nas energias renováveis, num país em que o Sol briha, em média, 1600 horas por ano no Norte e até 3300 horas no Sul, segundo dados do Instituto de Meteorologia.
Ao todo são 52 mil painéis fotovoltaicos, com uma potência total de 11 megawatts (de referir que a maior central está instalada na Alemanha, dispõe de uma capacidade de produção de energia de 12 Mw), que transformarão a radiação solar em electricidade suficiente para suprir o consumo de oito mil pessoas.
A Central Fotovoltaica de Serpa contou com um financiamento de cerca de 75 milhões de dólares, cerca de 56,4 milhões de euros, em 2006.
O Comissário Europeu Andris Piebalgs é acompanhado, nesta visita, por dois elementos do seu gabinete, Bonifacio Garcia Porras e Ferran Tarradellas Espuny.